Confira nosso ebook e fique em dia com a Receita!
O Imposto de Renda (IR) é uma preocupação anual, com novas regras a cada ano. Fazer a declaração requer atenção a todos os passos e justificativas financeiras, com pena de ficar em dívida com o Leão, além de risco de multas.
Criado em 1922, para tratar da renda geral do cidadão durante o ano, o Imposto de Renda é uma forma de informar detalhes da evolução patrimonial dos declarantes, informações de renda durante o período e outros detalhes de ganhos anuais à Receita Federal.
Essa tributação tem como objetivo que a população contribua para a manutenção dos serviços públicos. Dessa forma, parte da arrecadação do IRPF é destinada à saúde, educação e programas de distribuição de renda, enquanto outra parcela é destinada a programas de geração de empregos e inclusão social, além da construção de habitação popular, saneamento e reurbanização.
Por fim, a verba arrecadada através do Imposto de Renda também é direcionada para investimentos em segurança pública, esporte, defesa do meio ambiente, cultura e estímulos ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Em 2023, a Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo estipulado, que vai até 31 de maio. De acordo com a instituição, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes.
Embora o processo pareça ser um pouco complexo por ser cheio de regras diferentes para cada situação, com as informações corretas, fazer a declaração do IR pode ser menos complexo do que você imagina.
Para ajudar você sobre como declarar Imposto de Renda 2023, preparamos um conteúdo completo para você não errar na hora de acertar as contas com a Receita Federal. Confira nosso ebook e fique em dia com a Receita!
A RNA Investimentos é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (na forma da Resolução CVM nº 178/2023). A RNA Investimentos atua no mercado financeiro CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM ou através do site da ANCORD. Na forma da legislação da CVM, o Agente Autônomo de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Agente Autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Agente Autônomo de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone 0800–722–3730.
Desenvolvido por LuHao Marketing Digital. Todos os direitos reservados.
Fale Conosco